Praça dos Girassóis — Palmas, TO

(63) 3213-3633

10 passos para participar bem da Santa Missa

A Santa Missa é o momento mais sublime de encontro com o Senhor, na qual celebramos o memorial de sua Paixão e morte. Através da Eucaristia, o recebemos por alimento. O Santo Padre, o Papa Francisco, na última celebração da solenidade de Corpus Christi em Ostia, na Itália, ressaltou que é preciso escolher a Eucaristia e colocá-la em primeiro lugar nas nossas comunidades.

“Queridos irmãos e irmãs, escolhamos este alimento de vida: ponhamos em primeiro lugar a Missa, voltemos a descobrir a adoração nas nossas comunidades! Peçamos a graça de nos sentirmos ‘esfomeados’ de Deus, de nunca nos fartarmos de receber o que Ele prepara para nós.” 

Em sua fala, Francisco  ressaltou ainda que preparar é um verbo muito significativo para a celebração eucarística. Deus nos prepara um alimento, e cabe a nós aprontar um lugar, a princípio físico, ou seja, o ambiente celebrativo, mas também espiritual, nossa alma que receberá o Senhor, Pão da Vida. Por isso, elencamos 10 passos que ajudarão você a participar bem da Santa Missa. Preparemos bem o lugar onde receberemos Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida.  

A Santa Missa é o momento mais sublime de encontro com o Senhor / Foto: Heraldo Lima

#1 Para celebrar bem a Santa Missa, é preciso começar em casa

Quandos nos decidimos a participar da Eucaristia já precisamos aprontar nossa alma e preparar nossa família para o maravilhoso momento que viveremos. Desde um bom exame de consciência, reunir as intenções e preces, até ao diálogo e a catequese domiciliar com as crianças são muito importantes. Conscientizar os pequenos quanto a postura, educação e silêncio –  necessários durante a celebração – são sementes lançadas gradativamente, que muito em breve darão frutos.

#2 Nossas vestes são reflexo da nossa alma

Ainda em casa, na preparação para Missa, é importante refletir quanto às vestes que usaremos. A igreja é um espaço sagrado. Assim como existe um código de vestimentas em determinados ambientes da sociedade, como os tribunais, também existem vestes condizentes ou não com as celebrações litúrgicas.

Diante de Jesus, o Rei dos Reis, não cabe vestir qualquer coisa. Bermudas, camisetas sem mangas, decotes acentuados, mini shorts, mini saias, roupas de banho, entre outros não convém com o mais alto momento de encontro com o Senhor. Não se fala de leis ou imposições, mas na criação de uma consciência cristã e de amor pela Eucaristia! São Paulo já diz, “tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (cf. I Cor 6, 12)

#3 Pontualidade

Quando temos um evento importante costuma-se evitar atrasos ao máximo . Na Missa isso também é importante, até porque é imprescindível participar da celebração desde o início. Além disso, entradas e saídas durante a celebração distraem e transformam algo tão sagrado em um momento qualquer.

#4 Escolha bem o seu lugar

Chegar cedo lhe permite sentar em um lugar que favoreça participar bem da celebração. Quanto mais próximo ao altar melhor para acompanhar bem os ritos e símbolos tão importantes na Liturgia católica. Ainda que não tenha sido possível sentar-se tão perto, buscar um lugar que permita celebrar bem é muito interessante.

#5 Como as crianças participam da santa Missa

Igreja é lugar para crianças sim, o próprio Jesus pede “Deixai vir a mim as criancinhas” (Mt 19, 13ss). O que é preciso atenção – por parte dos responsáveis – é a orientação e a presença junto aos pequenos, a fim de educá-los a entender que a Igreja é um lugar sagrado, e não um play ground. Evitar uso de eletroeletrônicos em alto som, joguinhos, brincadeiras, e tudo aquilo que cause dispersão, barulho e distração por parte dos demais participantes.

#6 Desligue seus aparelhos eletrônicos

Por mais que muitas vezes os celulares e tablets sejam a única forma que muitos pais encontram para manter seus filhos entretidos, é preciso orientá-los, de que, a Igreja não é lugar para entretenimento, é um lugar de oração! Isso pode ser um caminho gradativo, porém um cuidado necessário – enquanto essa for a única alternativa –  é utilizar os fones de ouvido para que manter o silêncio na assembleia.

#7 – Silêncio e atenção

Conversas paralelas, celulares tocando, discussões, e etc tiram a atenção da assembleia durante um momento tão sagrado como a santa missa. Portanto, é preciso se policiar e entender que “existe um tempo para cada coisa” (cf. Ecle 3, 1).

#8 – O corpo também celebra: atenção aos gestos e posturas

A liturgia da Igreja orienta diversas posturas e gestos que são importantes para que haja unidade entre o que se celebra e o que se interioriza. Esteja atento às posturas da comunidade.

#9 – Conheça a liturgia da igreja

Mas como saber quais posturas? Como participar bem da santa missa se eu não conheço muita coisa? De fato, é muito difícil participar da Eucaristia sem o mínimo de conhecimento litúrgico. Procure uma formação sobre as partes da celebração eucarística, e verá como você pode se dedicar ainda mais e viver uma experiência forte com o Senhor.

#10 – Leve consigo a mensagem central do Evangelho!

A cada liturgia uma mensagem central do Evangelho é abordada. Assimile ela como um projeto de vida para o dia ou para semana. A liturgia dominical, sobretudo, deixa isso muito evidente. Faça sua parte! Se todos os fiéis viverem a risca a palavra anunciada, certamente teremos muitos frutos de conversão na comunidade de fé.

 

Participe da santa missa na Catedral. Confira nossos horários! Vamos celebrar!

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.