Praça dos Girassóis — Palmas, TO

(63) 3213-3633

6 passos para transformar a catequese com crianças

“Disse-lhe Jesus: Deixai vir a mim as criancinhas e não as impeçais, porque o Reino dos Céus é para aqueles que se lhes assemelham”. (Mt 19, 14)

A evangelização das crianças não é só um pedido de Jesus – como vimos acima – mas é ainda uma forma de semear na sociedade sementes de vida nova. Porém, em se tratando de um público tão particular e sensivelmente diferenciado, articular a catequese com crianças exige dedicação, disposição, e porque não dizer, vocação.

Catequese com crianças: uma forma de semear na sociedade sementes de vida nova/ Imagem: Arquivos Catedral – Primeira Comunhão 2017

As crianças são exploradores do desconhecido e curiosas por natureza. Vale a pena utilizar-se dessas aptidões para transformar seu modo de evangelização. Apresentamos 6 dicas para utilizar na catequese infantil, de modo explorar a curiosidade das crianças, como meio de atraí-las ainda mais para Jesus.

1.Explore os cinco sentidos da criança

Umas das coisas mais evidentes no universo infantil é o quanto os cinco sentidos são sensíveis. Despertar o visual, o auditivo, o sensorial, o gustativo e o olfativo, pode atrair a atenção das crianças, proporcionando a compreensão do que está sendo dito de modo mais fácil.

Um exemplo: o tema do encontro será Partilha. Que tal usar o evangelho da multiplicação dos pães, e pedir pras crianças levarem um lanche, motivando-os a compartilhar o que trouxeram uns com os outros?!

2.Fale com uma linguagem compreensível

Não é falar de modo infantilizado, mas facilmente assimilado pelas crianças. O catequista não deve ser uma criança com elas, mas alguém que saiba se comunicar de modo claro e objetivo. De modo prático, traduzir a realidade da Eucaristia para as crianças pode ser desafiante para alguns. Falar para elas “a eucaristia é a carne de Jesus que nós comemos”, pode soar estranho para a cabecinha de uma criança. É preciso contextualizar e levá-las a compreensão de que – de fato – o pão é o corpo de Cristo, mas que pela oração do padre se transforma, ainda que mantendo as mesmas características de pão, acreditamos ser o próprio Senhor, pela fé.

3.Use as artes como ferramenta de evangelização

Nada empolga e instiga mais uma criança do que as artes: música, dança, teatro, artes plásticas, artesanato, são sempre bem-vindas quando se trata de catequese com crianças. Estruture o encontro da catequese sempre com canções católicas, relacionadas ao tema do dia; proponha um evangelho encenado por elas; faça com que elas compreendam as parábolas do Evangelho de modo lúdico, como utilizar a Parábola do semeador, com a criação de um cenário, por exemplo.

4.Siga os subsídios para catequese com crianças de modo sistemático e dinâmico

Todas as paróquias costumam aderir subsídios que auxiliem os encontros de catequese. Portanto, o catequista já tem o caminho traçado. É preciso segui-lo e dinamizá-lo de modo a atingir a cultura, o grau de compreensão de cada faixa etária e as demais realidades, sobretudo, familiares de cada catequizando.

Por exemplo, tratar de família nos dias atuais, exige muita sensibilidade e conhecimento da história de cada criança, para não gerar bloqueios, preconceitos ou segregação. O que não significa que você não vá tocar nas questões determinantes quanto a vontade de Deus para a célula familiar, mas é entender qual a melhor forma de abordagem para isso.

5.Dinamize os encontros usando o ambiente digital

A maioria das crianças estão imersa na cultura digital. Portanto, é importante saber utilizar a tecnologia como ferramenta de catequese também. Pode se usar exposição de vídeos, jogos, e até redes sociais. Tanto para a catequese propriamente dita, como para a educação quanto ao uso sadio e equilibrado do universo digital.   

6.Brincar também evangeliza

Criar brincadeiras lúdicas também auxilia no processo de catequese com crianças. Vale pesquisar dinâmicas, realizar trilhas ecológicas, ou gincanas. A criatividade não tem limites para evangelização.

Peça o Espírito Santo. Ele é a melhor fonte de inspiração quando se trata de anunciar o Evangelho de Jesus Cristo.

Gostou das nossas dicas? Siga nossa página no facebook e fique por dentro de tudo que acontece na nossa paróquia!

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.