Praça dos Girassóis — Palmas, TO

(63) 3213-3633

Batizados

O batismo imprime um caráter permanente do pertencimento a Cristo, um sinal espiritual que nenhum pecado pode apagar. O batismo é dado para sempre e não pode ser repetido. Ele é o sacramento fundamental e a condição para todos os outros sacramentos. Ele nos liga a Jesus, fazendo-nos ressuscitar para uma vida eterna.

Ele é um sacramento da resposta do ser humano à proposta de Deus, que inclui o compromisso de continuar a obra missionária de Jesus Cristo. A vida divina que recebemos no batismo cresce e produz fruto quando assumimos o compromisso de seguir Jesus Cristo, no serviço, especialmente aos mais pobres, na abertura ao diálogo, na preocupação constante de anunciar a Boa Nova do Reino de Deus e de testemunhar a todos a comunhão. No batismo de criança, os pais e padrinhos dão, em seu nome, esta resposta de fé e assumem o compromisso de educá-la na fé cristã.

Rito

O rito do Batismo consiste em mergulhar o batizando três vezes na água ou derramar água três vezes em sua cabeça. A cerimônia é presidida por um bispo, padre ou diácono e no caso de uma emergência qualquer cristão pode batizar alguém proferindo a frase: Eu te batizo em nome do pai, do filho e do Espírito Santo.

Padrinhos

A escolha dos padrinhos é de extrema responsabilidade, pois eles vão responder como pais espirituais e precisam ter intenção e capacidade para desempenhar essa missão. Eles devem ter um bom relacionamento com a família do batizado e precisam ter ao menos 16 anos, serem católicos, levarem uma vida de testemunho de fé e serem batizados, crismados e recebido o Sacramento da Eucaristia. Se o padrinho for casado, o matrimônio deve ter sido realizado no religioso. Casais de segunda união, impossibilitados de regularizar sua vida sacramental, podem ser padrinhos desde que inseridos na vida paroquial.

A Preparação Batismal é feita, na Catedral, no primeiro sábado de cada mês e o Batismo acontece no domingo seguinte à preparação, após a missa das 10h. Para outras datas, é preciso consultar a disponibilidade do pároco e a agenda paroquial. A Pastoral do Batismo é a responsável por organizar essa preparação que deve acontecer em três etapas, sendo uma visita antes da cerimônia, a formação espiritual e um retorno após o batismo para propor engajamento da família em pastorais e movimentos da Catedral.

Não há uma idade determinada para batizar, mas a criança a partir dos sete anos só pode ser batizada se ela manifestar o desejo de receber o sacramento e após ser preparada para receber a Eucaristia.

Mais detalhes e informações de documentação e valores podem ser obtidos na Secretaria Paroquial da Catedral.