Praça dos Girassóis — Palmas, TO

(63) 3213-3633

Notícias › 26/04/2018

C9: tutela dos menores e reforma da Cúria entre as prioridades

Encerrou-se ontem (25/04) o encontro do Conselho dos Cardeais (C9) com o Papa Francisco, reunido deste segunda-feira. Todos os membros estiveram presentes, exceto o cardeal australiano George Pell. O cardeal alemão Reinhard Marx esteve ausente na segunda-feira. O Santo Padre não pôde estar presente na manhã de ontem devido à audiência geral na Praça São Pedro. Foi o que informou numa coletiva o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Greg Burke.

Elaboração da nova Constituição Apostólica

As sessões da XXIV reunião do Conselho dos Cardeais se realizaram pela manhã das 9h às 12h30 locais, e na parte da tarde das 16h30 às 19h. Boa parte do trabalho foi dedicada à releitura do esboço da nova Constituição Apostólica da Cúria Romana. Ao término da redação do documento, que ainda requer um pouco de tempo, os Cardeais aprovarão o texto a ser entregue ao Santo Padre para suas ulteriores consultas e para a aprovação final.

Temas pertinentes do documento

Entre os vários temas que formarão o novo documento, muitos dos quais já amplamente abordados nas precedentes sessões do Conselho dos Cardeais, evidenciam-se alguns de particular importância: a Cúria Romana a serviço do Santo Padre e das Igrejas particulares; o caráter pastoral das atividades curiais; a instituição e o funcionamento da Terceira Seção da Secretaria de Estado; o anúncio do Evangelho e o espírito como perspectiva que caracteriza a atividade de toda a Cúria.

Proteção dos menores

O cardeal estadunidense Sean O’Malley atualizou os participantes do Conselho acerca dos numerosos esforços que estão sendo feitos no mundo inteiro em prol da proteção dos menores e dos adultos vulneráveis.

Membros oriundos do Brasil, Etiópia, Austrália e Itália

Durante a recente Reunião plenária, a Pontifícia Comissão para a Tutela dos Menores ouviu testemunhos dos membros que acabaram de ser nomeados, provenientes do Brasil, Etiópia, Austrália e Itália. Além disso, acolheu um grupo do Reino Unido (Comitê consultivo vítimas de abusos).

O purpurado evidenciou o grande empenho e a elevada competência dos membros da Comissão que representam muito bem a variedade das culturas do mundo. Ademais, reiterou a prioridade que se tem de partir do experienciado pelas pessoas, continuando o trabalho de escuta das vítimas e acolhendo suas experiências.

Reforma da mídia vaticana e próxima reunião prevista para junho

Os cardeais ouviram o secretário da Secretaria para a Comunicação, Mons. Lucio A. Ruiz, que informou o Conselho sobre o estado atual da reforma do sistema de comunicação vaticano. A próxima reunião do Conselho dos Cardeais terá lugar nos dias 11, 12 e 13 de junho próximo.

Por Vatican News

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.