Praça dos Girassóis — Palmas, TO

(63) 3213-3633

Catequese

Em sua origem, o termo “CATEQUESE??? diz respeito à proclamação da Palavra. O termo se liga a um verbo que significa “Fazer??? – “Ecoar???. Assim a catequese tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus. Desta forma, é missão da Igreja anunciar o Evangelho em todo o mundo, mas, em primeiro lugar, a Palavra de Deus deve ser anunciada aos seus próprios membros. É dentro da Igreja que se desenvolve a formação de seus membros, para que possam depois anunciar a todos a Palavra de Deus. Quando se fala em catequese, muitos pensam somente na catequese que se prepara as crianças à Primeira Eucaristia. Catequese hoje não se deve confundir com o “dar catequese???.

A Catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica. Segundo o Documento de Puebla (1979) e a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.

Os pais devem ser os primeiros catequistas dos filhos, apresentando a Catequese aos filhos como proposta de crescimento espiritual, despertando a vontade de conhecer e amar a Deus. Muitos pensam que Catequese é coisa para padres, irmãs ou catequistas, mas tudo começa com o testemunho em casa. É errada também a atitude de algumas mães que têm receio de colocar os filhos cedo na Catequese por receio que eles se cansem ou criem repúdio pela Igreja. A Catequese não é uma aula, e sim um encontro com Deus, um aprofundamento da fé.

Na Catedral, há turmas de Catequese infantil, Crisma e Catequese Adulta. A Catequese Infantil é dividida em três turmas: Pré-Catequese (5 e 6 anos de idade), Catequese (a partir dos 7 anos, frequentando os encontros no mínimo 2 anos), e Perseverança (até 13 anos, para quem já fez Primeira Eucaristia).

Já a turma adulta é voltada para jovens e adultos que eram de outras religiões e se converteram ao Catolicismo ou que não puderam receber os Sacramentos na idade certa e agora sentiram um chamado de Deus. A Crisma é voltada para adolescentes entre 14 e 15 anos.

Os encontros da Catequese Adulta acontecem todas as terças-feiras, 19h, e aos domingos, às 8h30. A Catequese Infantil possui quatro horários: terça-feira, 19h, sábado (9h e 16h), e domingo, às 8h30. Por fim, os encontros de Crisma são realizados aos sábados, às 18h.

As inscrições para a Catequese 2017 foram encerradas. Aguarde informações sobre aberturas de vagas para 2018.