Praça dos Girassóis — Palmas, TO

(63) 3213-3633

Notícias da Obra › 30/08/2018

Obra da Catedral de Palmas recebe visita técnica do arquiteto responsável

João Martins Filho, é um arquiteto baiano, especialista em espaço litúrgico, que há mais de 20 anos trabalha com construção e reforma de locais sagrados, e é o arquiteto responsável pela Obra da Catedral de Palmas. Formou-se na Universidade de São Paulo, e foi assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil no Setor Espaço litúrgico. Atualmente, trabalha em diversos projetos no ramo católico, como a construção da Catedral de Goiânia e a nova Basílica do Divino Pai Eterno.

Há cerca de 5 anos tem trabalhado com a construção da Catedral de Palmas. Em entrevista ao nosso site, testemunhou o que viu na obra na visita técnica desta quarta-feira (29), feita juntamente com o padre Eduardo Zanom, e demais engenheiros e técnicos da obra.

Arquiteto João ao fundo, e demais membros da equipe de estrutura da Obra/ Foto: Heraldo Lima

CATEDRAL DE PALMAS: João, como tem sido seu contato com a obra da Catedral de Palmas, já que você mora na Bahia, e ao mesmo tempo é um dos responsáveis por essa construção tão grande.

João Filho: Sempre temos contato com a obra através de telefone e email, para desenvolvermos todo detalhamento junto com o executivo, enquanto o pessoal tá levantando a parte estrutural, básica da obra. Porém, fazia vários meses que não vínhamos aqui, e fiquei bem surpreso, por ver o quanto que avançou. Realmente, já está bastante desenvolvida. Todos os pavimentos da Cúria.

CATEDRAL DE PALMAS: Como funciona esse trabalho que envolve tantos profissionais?

João Filho: Ficamos sempre reavaliando os detalhes, sempre temos uma coisa ou outra que pode melhorar. Vamos discutindo, e percebendo. Também temos um processo de relacionamento com os projetistas complementares que é a estrutura que ainda está acabando de fazer a cobertura da nave; ainda temos a parte elétrica, hidráulica, de ar condicionado, e todos esses projetos caminham em paralelo com a arquitetura. Então o relacionamento do arquiteto com esses profissionais se dá ao longo de todo o projeto, e nós ainda estamos fazendo detalhes do projeto executivo que está sendo finalizado.

CATEDRAL DE PALMAS: O que os fiéis podem esperar da obra da Catedral?

João Filho: Pensamos em um espaço bem contemporâneo, um templo celebrativo grande, que seja conveniente, agradável, que leve em consideração o conforto térmico, ambiental, de iluminação, de acessibilidade. Ao mesmo tempo, que esteja de acordo com as primícias da arquitetura do espaço litúrgico e da igreja católica pós-Concílio Vaticano II. Estamos fazendo um espaço de acordo com aquilo que a Igreja dá como diretrizes hoje para o mundo, em relação a como deve ser construído um espaço litúrgico. Então essa Igreja vai tá bem de acordo com todos esses conceitos atuais. Temos um edifício que vai além do espaço celebrativo. 

CATEDRAL DE PALMAS: Basicamente, qual o conceito que você trabalhou ao pensar a arquitetura da Obra?

João Filho: Temos aqui a parte funcional da Cúria, que foi pensado em conjunto. Desse modo, temos um espaço de escritório de trabalho do bispo, com seus assessores, que está conectado com a Catedral, como um único volume que foi pensado com a Igreja como uma tenda.  O conceito é uma grande tenda sobre a praça, onde a cúria está inserida de forma discreta. (cf. Ex 33, 7-11).

CATEDRAL DE PALMAS: Falando um pouco do seu trabalho, quais são os seus próximos projetos?

João Filho: Estou fazendo o trabalho do Divino Pai Eterno, em que estamos em parceria com um artista sacro bem importante, chamado Marko Rupnik, que é um padre jesuíta. Então estou indo fazer um curso com ele de 4 meses, e ao mesmo tempo começar o trabalho de iconografia da Basílica do Divino Pai Eterno. Eu faço muitas reformas de Igreja e de casas religiosas, tenho feito bastante trabalho nesta área, junto com a Igreja Católica.

A obra da Catedral de Palmas está sendo construída graças a sua colaboração. Você é parte dessa obra! Que tal além de sua contribuição financeira, você fazer parte das nossas pastorais, doanto seu tempo e seu amor? Conheça nossas pastorais

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.