Praça dos Girassóis — Palmas, TO

(63) 3213-3633

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE)

ministros-extraordinarios

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE): Instituído após o Concílio do Vaticano II pelo Papa Paulo VI, o MECE é um serviço da Igreja composto por fiéis leigos que têm a missão de facilitar aos párocos e celebrantes a distribuição da Santa Eucaristia em igrejas, capelas e outros lugares, na impossibilidade de um Ministro Ordinário (Bispos, Presbíteros e Diáconos).

Para tornar-se um ministro extraordinário, a pessoa deve ser escolhida pelo pároco da Catedral de Palmas, Pe. Eduardo Zanom.  Além disso, é preciso ter idade mínima de 18 anos, estar engajado na vida paroquial, preferencialmente atuando em uma pastoral, demonstrar liderança no desempenho de sua missão e apresentar modo digno de vida, segundo o evangelho.

Os Ministros necessitam ter uma boa formação doutrinária, pois podem também realizar a celebração da palavra e orientar as pessoas a quem levam a Eucaristia.  Eles devem ensinar e viver o que a Igreja ensina, especialmente em relação à Eucaristia e as condições para recebê-la dignamente. Isto exige do Ministro que ele conheça a doutrina da Igreja, especialmente a fundamentação dogmática, moral e sacramental.

Fotos Relacionadas