Praça dos Girassóis — Palmas, TO

(63) 3213-3633

Pastoral da Liturgia

pastoral-liturgia

Pastoral da Liturgia: A finalidade da Pastoral da Liturgia é planejar, organizar e preparar as celebrações e missas da Catedral do Divino Espírito Santo. Sua missão é dinamizar a vida litúrgica, observando procedimentos e orientação dos documentos da Igreja, facilitar a participação dos paroquianos de forma plena e consciente, promovendo um entrosamento harmonioso entre a rigidez litúrgica e a participação da comunidade, orientar para evitar equívocos litúrgicos nas celebrações e estimular a formação litúrgica em todos os níveis, promovendo cursos para novos leitores e comentaristas.

Dentro da ação litúrgica, podemos destacar as seguintes atribuições:

Acolhedores: tem a função de ficar nas portas organizando a entrada das pessoas desejando boas vindas, entregando os folhetos e, se necessário, indicar os lugares vazios nos bancos para as pessoas se acomodarem. Ao final da celebração aqueles que exercerem esta função deverão abrir completamente as portas para o melhor fluxo dos paroquianos.

Comentarista: faz o comentário da missa ao início da celebração, antes das leituras e a oração da comunidade.

1º Leitor: proclama a 1ª leitura nas celebrações.

Salmista: Canta ou recita o salmo (ou o refrão) nas missas.

2º Leitor: proclama a 2ª leitura das celebrações dominicais ou solenidades.

Cestos: as pessoas que exercerem esta função deverão se colocar no último lugar nas filas do ofertório e depois de fazerem suas ofertas depositarão os cestos diante do altar e, além disso, no momento da paz deverão levar os cestos até a sacristia.

 

Notícias Relacionadas