7 passos para a família vivenciar bem o tempo Quaresmal
Por Assessoria de Comunicação
Estamos vivendo o tempo da Quaresma, no qual, a Igreja nos convida a um período de reflexão e maior espiritualidade em preparação para a Páscoa. As principais práticas deste tempo são a oração, a caridade e o jejum.
Para as famílias, é possível encontrar um caminho prático para uma vivência especial da Quaresma. Elencamos sete passos que podem auxiliar sua família a se preparar bem para a Ressurreição do Senhor.
- O evangelho em família
A Palavra de Deus sempre indica a direção que devemos seguir. Ler e meditar a cerca dos evangelhos propostos pra esse tempo é um ótimo começo.
- Promover a solidariedade
Educar nossos filhos a olhar para os mais necessitados permite-nos conversão do egoísmo e do individualismo. Eis o desejo do coração do papa Francisco: “Como gostaria que a esmola se tornasse um verdadeiro estilo de vida para todos!???
- As 3 palavras- mágicas
“Com licença, obrigado e desculpas???. Em uma de suas catequeses no ano de 2016, o papa sugeriu o resgate dessas palavras pra manter o amor e a concórdia das famílias. Nada com utilizarmos desse conselho na Quaresma.
- Eucaristia Dominical
A Celebração da Missa é o coração da comunidade cristã. Local do encontro dos irmãos e com o Senhor. A escuta da Palavra de Deus, os símbolos litúrgicos e os ritos formam a melhor escola para qualquer tempo litúrgico.
- Pedir perdão
“O perdão das ofensas é a expressão mais eloquente do amor misericordioso e, para nós cristãos, é um imperativo de que não podemos prescindir!??? (Papa Francisco) A Quaresma é o tempo mais propício para encontrar-se com o irmão que nos ofendeu e oferecer noss perdão.
- Campanha da Fraternidade na família
Este ano, a CNBB propõe para a Campanha da fraternidade o tema “Fraternidade e a superação da violência???. Nas palavras do arcebispo de Palmas, dom Pedro, estamos no tempo de depor as armas, as palavras duras, e semearmos a paz.
- Abstinência alimentar
Abdicar de algo que nos apetece é saudável e educa os sentidos para o essencial. Abrir mão do chocolate, do refrigerante, de comprar certas guloseimas leva a família a preparar-se com expectativa para o tríduo pascal.
Com essas dicas, sua família poderá na contemplação da dor do Filho de Deus, preparar-se bem para celebrar sua páscoa.