Praça dos Girassóis — Palmas, TO

(63) 3213-3633

Notícias da catedral › 17/05/2020

Acompanhe a Novena do Divino Espírito Santo 2020 aqui

Como será nosso festejo em meio à pandemia 

Estamos vivenciando um período difícil e cheio de incertezas. Nossa Paróquia continua seguindo as orientações das autoridades civis e de saúde, e mantendo as celebrações fechadas ao público, e transmitidas via internet. 

Surpreendentemente, tenho me alegrado com as inúmeras mensagens que tenho recebido, assim como as postagens nas redes sociais que tenho sido marcado com as famílias dos nossos paroquianos mantendo a chama acesa da fé reunindo-se para participar das missas online. 

É um momento riquíssimo de união e superação para os laços familiares. Acredite, meu irmão e minha irmã, muito o Senhor está realizando em nossos corações diante desse tempo de provação. Pois, como nos ensina a Palavra de Deus: “Tudo o que te acontecer, aceita-o, e nas vicissitudes que te humilharem sê paciente, pois o ouro se prova no fogo. (…) Na doença e na indigência, conserva tua confiança.” (Eclo 2, 4b).

E será nesse contexto que viveremos nosso Festejo do Divino. Entenderemos, esse ano o verdadeiro significado de um festejo paroquial. É o momento de nos voltarmos para nosso padroeiro, o Espírito Santo, e Nele encontrarmos um caminho seguro de intercessão e direção para vida cristã.

Teremos nossas missas online com nossa novena, contando com sua partilha e generosidade para manutenção das nossas realidade financeiras.  O caminho nesse período é unirmos nossas intenções e preces e juntos, rezarmos para que Deus nos conceda sua graça e misericórdia. 

Algumas questões práticas: 

  • Monte um altar ao Divino Espírito Santo na sua casa. No bazar da nossa secretaria temos o esplendor do Divino que pode deixar ainda mais belo seu ambiente de oração;
  • Acompanhe diariamente nossas celebrações transmitidas pelo meu instagram pessoal e pelo youtube da catedral: /catedraldepalmas 
  • Prepare uma caixinha de pedidos e motive seus familiares a depositarem suas súplicas . Não esqueça das crianças, elas vão adorar mandar “recadinhos” para o Divino;
  • Anime seus irmãos de pastoral a participarem desses momentos, e mantenha a unidade da partilha. Façam chamadas de vídeo com os demais, procure saber notícias e intercedamos uns pelos outros. 

Lembremos de algo que costumo dizer nesses momentos: mais importante que o resultado é o caminho! Estejamos unidos para que ao final de tudo isso, celebremos a vitória de Deus que cuida de nós. Como São Paulo, quero em breve dizer a cada um: 

“Meus irmãos, a fé nos consolou, em meio a muita angústia e tribulação. Agora estamos reanimados, porque estais firmes no Senhor. Como poderíamos agradecer a Deus por vós, pela alegria que nos destes diante de nosso Deus?”

Deus vos  abençoe!                                                                                                                                                                                                                                                                          

Pe. Eduardo Zanom

Pároco da Catedral Divino Espírito Santo

Novena Divino Espírito Santo 2020

Vocação: obra-prima do Espírito Santo

Oração inicial

Ó Espírito Santo, amor do Pai e do Filho, inspirai-me sempre o que devo dizer, como dizer, o que devo calar, o que devo escrever, o que devo agir, o que devo fazer para obter tua glória, o bem de todas as pessoas e minha própria santificação

Canto

A nós descei, divina luz (Bis) Em nossas almas acendei, O amor, o amor de Jesus (Bis)
Vinde, Santo Espírito, e do céu mandai de tua luz um raio (Bis) Vinde, Pai dos pobres, doador dos dons, luz dos corações (Bis)

1o Dia: O Esprito Santo age em nós transformando tristeza em alegria. (Dom da Sabedoria

Ó Pai Celestial, por Vosso Filho Unigênito, nós vos pedimos: mandai-nos o Dom da Sabedoria, para que procuremos unicamente a Vós, que sois nosso fim e destino. Ensinai-nos pelo dom da sabedoria a desprender-nos das coisas da terra e buscar mais o amor e o gosto pelas coisas do céu. Alcançai-me por este dom a graça que agora Vos peço: (fazer o pedido). Divino Espírito Santo: iluminai-me ( 03 vezes)

2o Dia:  O Espírito Santo nos dá inteligência pedirmos as coisas a Deus. (Dom da Inteligência)

Ó Pai Celestial, por Vosso Filho Unigênito, nós vos pedimos: mandai-nos o Dom da Inteligência para que bem compreendamos Vossa Santa Palavra e Vossa Santa Vontade, reconhecendo, em todas as situações da vida, a mão da Vossa Divina Providência ajudando-nos a educar nossas famílias e governar o nosso próximo. Alcançai-me por este dom a graça que agora Vos peço: (fazer o pedido)

Divino Espírito Santo: iluminai-me ( 03 vezes)

3o Dia: O Espírito Santo nos faz testemunhas do Reino dos Céus. (Dom do Temor)

Ó Pai Celestial, por Vosso Filho Unigênito, nós vos pedimos: mandai-nos o Dom do Temor de Deus para que reine sempre em nós a Vossa vontade e fazei que estejamos sempre dispostos a antes sofrer e morrer que Vos ofender. Alcançai-me por este dom a graça que agora Vos peço: (fazer o pedido). Divino Espírito Santo: iluminai-me ( 03 vezes).

4o Dia: Iluminados pelo Espírito Santo somos fortalecidos para vencer o mundo. (Dom da Luz)

Ó Pai Celestial, por Vosso Filho Unigênito, nós vos pedimos que a luz do Vosso Espírito, nos ilumine na nossa caminhada de fé e de amor, mostrando-nos sempre o caminho a seguir, por Ele, sigamos a Jesus a luz do mundo. Alcançai-me por este dom a graça que agora Vos peço: (fazer o pedido). Divino Espírito Santo: iluminai-me ( 03 vezes).

5o Dia:  Inspirados pelo Espírito Santo manifestemos o Senhor aos homens. (Dom do Conselho)

Ó Pai Celestial, por Vosso Filho Unigênito, nós vos pedimos: mandai-nos o Dom do Conselho para que não erremos nas dúvidas e, sim, trilhemos o bom caminho e sejamos dóceis às vossas santas inspirações. Alcançai-me por este dom a graça que agora Vos peço: (fazer o pedido). Divino Espírito Santo: iluminai-me ( 03 vezes)

6o Dia: O Espírito Santo nos faz consagrados na verdade. (Dom da Ciência)

Ó Pai Celestial, por Vosso Filho Unigênito, nós vos pedimos: mandai-nos o Dom da Ciência para que saibamos distinguir o bem do mal e sede o mestre de nossas almas ajudando-nos a praticar os Vossos santos ensinamentos. Alcançai-me por este dom a graça que agora Vos peço: (fazer o pedido). Divino Espírito Santo: iluminai-me ( 03 vezes).

7o Dia: Fortalecidos pelo Espírito viveremos a unidade. (Dom da Fortaleza)

Ó Pai Celestial, por Vosso Filho Unigênito, nós vos pedimos: mandai-nos o Dom da Fortaleza para que sejamos fieis na felicidade e da desventura, resistindo firmemente às tentações. Dai-nos a força, constância e vitória nas batalhas contra os nossos inimigos espirituais e corporais. Alcançai-me por este dom a graça que agora Vos peço: (fazer o pedido). Divino Espírito Santo: iluminai-me ( 03 vezes)

8o Dia: Inflamados pelo Espírito Santo aprendemos responder ao amor de Deus.  (Dom do Amor)

Ó Pai Celestial, por Vosso Filho Unigênito, nós vos pedimos: mandai a luz do Vosso Espírito para que o nosso coração seja inflamado pela verdadeira caridade e sejamos capazes de amar a Vós sobre todas as coisas e nosso próximo como a nós mesmos. Alcançai-me por este dom a graça que agora Vos peço: (fazer o pedido). Divino Espírito Santo: iluminai-me (03 vezes)

9o Dia:  O Espírito Santo nos concede a intimidade com o Senhor. (Dom da Piedade)

Ó Pai Celestial, por Vosso Filho Unigênito, nós vos pedimos: mandai-nos o Dom da Piedade para que o nosso coração, inflamado no santo amor e na verdadeira piedade, encontre em Vós a paz que o mundo não pode dar. Alcançai-me por este dom a graça que agora Vos peço: (fazer o pedido). Divino Espírito Santo: iluminai-me ( 03 vezes)

 

 Ladainha  do Espírito Santo

 Senhor, tende piedade de nós.

Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós.

Divino Espírito Santo, ouvi-nos.

Espírito Paráclito, atendei-nos.

Deus Pai dos céus, tende piedade de nós.

Deus Filho, redentor do mundo,

Deus Espírito Santo,

Santíssima Trindade, que sois um só Deus,

Espírito da verdade,

Espírito da sabedoria,

Espírito da inteligência,

Espírito da fortaleza,

Espírito da piedade,

Espírito do bom conselho,

Espírito da ciência,

Espírito do santo temor,

Espírito da caridade,

Espírito da alegria,

Espírito da paz,

Espírito das virtudes,

Espírito de toda a graça,

Espírito da adoção dos filhos de Deus,

Purificador das nossas almas,

Santificador e guia da Igreja católica,

Distribuidor dos bens celestes,

Conhecedor dos pensamentos e das intenções do coração,

Doçura dos que começam a vos servir,

Coroa dos perfeitos,

Alegria dos anjos,

Luz dos patriarcas,

Inspiração dos profetas,

Palavra e sabedoria dos apóstolos,

Vitória dos mártires,

Ciência dos confessores,

Pureza das virgens,

Unção de todos os santos,

Sede-nos propício, perdoai-nos,  Senhor.

Sede-nos propício, atendei-nos, Senhor.

De todo o pecado, livrai-nos, Senhor.

De todas as tentações e ciladas do demônio,

De toda a presunção e desesperação,

Do ataque à verdade conhecida,

Da inveja da graça fraterna,

De toda a obstinação e impenitência,

De toda a negligência e tepidez do espírito,

De toda a impureza da mente e do corpo,

De todas as heresias e erros,

De todo o mau espírito,

Da morte má e eterna,

Pela vossa eterna procedência do Pai e do Filho,

Pela milagrosa conceição do Filho de Deus,

Pela vossa descida sobre Jesus Cristo batizado,

Pela vossa santa aparição na transfiguração do Senhor,

Pela vossa vinda sobre os discípulos do Senhor,

No dia do juízo,

Ainda que pecadores, nós vos rogamos, ouvi-nos.

Para que nos perdoeis,

Para que vos digneis santificar todos os membros da Igreja,

Para que vos digneis conceder-nos o dom da verdadeira piedade, devoção e oração

Para que vos digneis inspirar-nos sinceros afetos de misericórdia e de caridade,

Para que vos digneis criar em nós um espírito novo e um coração puro,

Para que vos digneis conceder-nos verdadeira paz e tranquilidade do coração,

Para que vos digneis fazer-nos dignos e fortes, para suportar as perseguições pela justiça,

Para que vos digneis confirmar-nos em vossa graça,

Para que vos digneis receber-nos no número dos vossos eleitos

Para que vos digneis ouvir-nos,

Espírito de Deus,

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, enviai-nos o Espírito Santo.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, mandai-nos o Espírito prometido do Pai.

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo, dai-nos o Espírito bom.

Espírito Santo, ouvi-nos.

Espírito Consolador, atendei-nos.

  1. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado.
  2. E renovareis a face da terra.

 

Oremos:

Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos que no mesmo Espírito conheçamos o que é reto, e gozemos sempre as suas consolações. Por Cristo, Nosso Senhor.

Amém.

 

Canto do Divino

01.Meu Divino Espírito Santo, aqui venho visitar,

Venho pedir uma esmola, Vós Senhor queira nos dar.

Venho pedir uma esmola, Vós Senhor queira nos dar.

 

  1. Vós Senhor queira nos dar, esmola por caridade,

Para repartir com os pobres, na maior necessidade.

Para repartir com os pobres, na maior necessidade.

 

  1. Minha gente venha ver, como é o Espírito Santo,

Tem os pés e o biquinho Vermelho, e o corpo todo é branco.

Tem os pés e o biquinho Vermelho, e o corpo todo é branco.

 

  1. E o corpo todo é branco, tem os pés, bico vermelho,

É uma das três pessoas, é um só Deus verdadeiro.

É uma das três pessoas, é um só Deus verdadeiro.

 

  1. Quando o sol lá vem saindo, pede licença ao Senhor,

Para repartir seus raios, no Divino resplendor.

Para repartir seus raios, no Divino resplendor.

 

  1. Tudo quanto padecer, com a força do verão,

Tudo no mundo se acaba, só a graça de Deus não.

Tudo no mundo se acaba, só a graça de Deus não.

 

  1. Só a graça de Deus não, pra quem ama sempre a Deus trino

Vivendo sempre abrasado, da chama do amor Divino.

Vivendo sempre abrasado, da chama do amor Divino.

 

  1. Da chama do amor Divino, Divino consolador,

Consolai as nossas almas, quando deste mundo for.

Consolai as nossas almas, quando deste mundo for.

 

  1. Quando deste mundo for, os anjos irão também,

Peço que nos dê a glória, para todo, sempre amém.

Peço que nos dê a glória, para todo, sempre amém.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.