O batismo imprime um caráter permanente do pertencimento a Cristo, um sinal espiritual que nenhum pecado pode apagar. O batismo é dado para sempre e não pode ser repetido. Ele é o sacramento fundamental e a condição para todos os outros sacramentos. Ele nos liga a Jesus, fazendo-nos ressuscitar para uma vida eterna.
Ele é um sacramento da resposta do ser humano à proposta de Deus, que inclui o compromisso de continuar a obra missionária de Jesus Cristo. A vida divina que recebemos no batismo cresce e produz fruto quando assumimos o compromisso de seguir Jesus Cristo, no serviço, especialmente aos mais pobres, na abertura ao diálogo, na preocupação constante de anunciar a Boa Nova do Reino de Deus e de testemunhar a todos a comunhão. No batismo de criança, os pais e padrinhos dão, em seu nome, esta resposta de fé e assumem o compromisso de educá-la na fé cristã.
Rito
O rito do Batismo consiste em mergulhar o batizando três vezes na água ou derramar água três vezes em sua cabeça. A cerimônia é presidida por um bispo, padre ou diácono e no caso de uma emergência qualquer cristão pode batizar alguém proferindo a frase: Eu te batizo em nome do pai, do filho e do Espírito Santo.