Praça dos Girassóis — Palmas, TO

(63) 3213-3633

Espiritualidade › 30/09/2020

Bíblia: onde está a Palavra de Deus em sua vida?

Estamos no último dia do mês de setembro. Mês dedicado pela Igreja para refletirmos sobre o lugar da Palavra de Deus em nossas vidas. E é justamente por conta do santo celebrado no dia de hoje- São Jerônimo – que se vive esse particularidade. 

São Jerônimo/ Fonte: Internet

Este santo, de personalidade forte, não mediu esforços para que a Revelação de Cristo fosse difundida no mundo. 

Depois de trabalhar em Roma, como secretário do papa, dedicou sua vida a tradução dos textos bíblicos originais para a língua latina. Versão que ficou intitulada de Vulgata, e ainda hoje éa referência para grandes biblistas e exegetas. 

Uma de suas frases mais célebres, acerca das Escrituras, diz algo que deve ressoar dentro de nós:

“IGNORAR AS ESCRITURAS É IGNORAR A CRISTO!”

Nesse último dia do mês, proponha-se a refletir sobre o lugar da Palavra de Deus na sua vida, em seu cotidiano. 

Não dá pra ignorarmos a Bíblia, deixarmos no canto pra lermos quando tivermos um tempo, e não priorizarmos sua presença no nosso dia a dia. São Jerônimo certamente também quis dizer que priorizar a Bíblia é priorizar a Cristo. 

Onde está sua Bíblia? 

O livro sagrado é um sinal concreto dessa Voz de Deus que ama e por todos os séculos não cansou de vir em busca do homem. Por isso, tê-la em lugar digno e de destaque em sua casa sinaliza um importante cuidado com as coisas sagradas. 

Após o Sínodo da Palavra, o papa emérito Bento XVI ressaltou em sua Encíclica pós-sinodal Verbum Domini:

“Referindo-se à atitude que se deve adoptar tanto em relação à Eucaristia como à Palavra de Deus, São Jerónimo afirma: «Lemos as Sagradas Escrituras. Eu penso que o Evangelho é o Corpo de Cristo; penso que as santas Escrituras são o seu ensinamento. E quando Ele fala em comer a minha carne e beber o meu sangue” (Jo 6, 53), embora estas palavras se possam entender do Mistério [eucarístico], todavia também a palavra da Escritura, o ensinamento de Deus, é verdadeiramente o corpo de Cristo e o seu sangue. Quando vamos receber o Mistério [eucarístico], se cair uma migalha sentimo-nos perdidos. E, quando estamos a escutar a Palavra de Deus e nos é derramada nos ouvidos a Palavra de Deus que é carne de Cristo e seu sangue, se nos distrairmos com outra coisa, não incorremos em grande perigo?” (Verbum Domini §56)

Imagem: Catedral de Palmas

Além disso, quais momentos você se dedica a escutá-la? Não  precisa ser necessariamente na leitura diária – que também é de suma importância – mas, na participação assídua da Santa Missa se escuta as Escrituras, na meditação do Rosário, todo centrado em passagens da Bíblia, no canto de músicas compostas a partir dos textos sagrados.

Enfim, encontre a Palavra de Deus que está escondida na sua rotina, lhe dê um lugar central. Você perceberá como haverá luz para os passos, direção e paz.

Meditando na Palavra de Deus 

Termine esse texto meditando em um trecho bíblico do Salmo 118, que reforça a importância da Palavra de Deus na sua vida:

“97.Ah, quanto amo, Senhor, a vossa Lei! Durante o dia todo eu a medito.

98.Mais sábio que meus inimigos me fizeram os vossos mandamentos, pois eles me acompanham sempre.

99.Sou mais prudente do que todos os meus mestres, porque vossas prescrições são o único objeto de minha meditação.

100.Sou mais sensato do que os anciãos, porque observo os vossos preceitos.

101.Dos maus caminhos desvio os meus pés, para poder guardar vossas palavras.

102.De vossos decretos eu não me desvio, porque vós mos ensinastes.

103.Quão saborosas são para mim vossas palavras! São mais doces que o mel à minha boca.

104.Vossos preceitos me fizeram sábio, por isso odeio toda senda iníqua.

105.Vossa palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho.” (Sl 118, 97-105)

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.