Notícias › 06/12/2021

Catedral apoia projeto de doação livros à população prisional do estado

A leitura permite viajar sem sair do lugar, ampliar o vocabulário, o conhecimento, abrir os olhos para histórias e realidades novas. E ela é uma ferramenta importante na reinserção social de presos no Tocantins.

Criado em setembro deste ano pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça, o Projeto Ler para Libertar aposta no poder das letras para diminuir penas da população carcerária do estado.

A Catedral de Palmas e a Casa de Maria apoiam essa iniciativa. Em dezembro, a comunidade pode doar livros de diversos temas. Basta entregar na Secretaria Paroquial ou deixar na Caixa da Partilha, localizada no estacionamento da Catedral. Já na Casa de Maria, a doação é feita na Livraria.

“A leitura é um direito das pessoas e nas unidades penais do Estado não é diferente. Os presos podem ler livremente, para distrair, ter conhecimento ou ainda para reduzir pena. A cada livro lido, eles têm 4 dias de remissão da pena, desde que cumpram alguns requisitos, como entregar um relatório da leitura”, explica a gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda da Polícia Penal do Tocantins, Renata Keli Marinho.

A adesão ao projeto é voluntária. Até agora, a iniciativa conta com a inscrição de 525 custodiados que cumprem pena em regime fechado nas 25 unidades penais do estado. As doações vão ajudar a aumentar o acervo de obras à disposição.

O pároco da Catedral, Padre Eduardo Zanom, pede a ajuda da comunidade e diz que a doação é um gesto de caridade. “A prisão não pode ser vista como uma vingança. É um ato de misericórdia dar uma chance de recuperação àqueles que, por inúmeras fraquezas, acabaram caindo no mundo do crime. Vamos ajudar nossos irmãos encarcerados a crescer culturalmente e espiritualmente por meio da leitura”.

Doação de Livros para o Projeto Ler para Libertar

Pontos de Coleta: Casa de Maria (Livraria) e Catedral de Palmas (Secretaria Paroquial e Caixa da Partilha)

O que doar: livros em geral (exceto didáticos): autoajuda, romance, ficção, religiosos, revistas, material para pintura).

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.