Evangelho: Quinta-feira da 32ª semana do Tempo Comum
Santo: São Serapião – mártir
Catedral de Palmas dá início a Novena do Divino Espírito Santo nesta sexta-feira (14)
A devoção ao Divino Espírito Santo marca a história do povo tocantinense desde os seus primórdios. A fé espalhou o amor ao “Divino Resplendor” e sua bandeira tremula em boa parte dos municípios do nosso estado, nesse período.
Como não podia deixar de ser, a Catedral de Palmas traz o Espírito Santo como padroeiro, e suas festividades acontecem em data móvel, definida anualmente, de acordo com a celebração da Páscoa, no dia de Pentecostes – celebrado 50 dias após a ressurreição do Senhor.
Em 2021, a celebração de Pentecostes acontecerá no dia 23 de maio, portanto o novenário do Divino Espírito Santo acontecerá de 14 a 22 de maio. Mesmo em meio a pandemia, a novena será presencial com transmissão online para fiéis que possuam comorbidades ou prefiram acompanhar de suas casas, a fim de evitarem aglomerações. Afinal, as celebrações estarão respeitando as normas de distanciamento social e demais orientações sanitárias, como uso de máscaras e álcool em gel.
Espírito Santo, alma da Igreja – Tema do Festejo 2021
Este ano, o tema da festa evocará o Espírito Santo, alma da Igreja, expressão que traduz a condução do Divino na vida de todo católico. Além disso, refletiremos acerca do dom da fé, tão necessário nos tempos difíceis enfrentados pela sociedade. O padre Eduardo Zanom, pároco da Catedral, reforça a grandeza do tema que será trabalhado esse ano, “Nesse tempo de pandemia somos convidados a deixar o Espírito Santo nos animar, Ele que nos quer como testemunhos em todos os momentos, sobretudo nesses tempos de dificuldades”.
Além disso, esse ano também será celebrado o Jubileu de Prata da Arquidiocese, e a Catedral viverá junto essa graça. “Celebrar os 25 anos da Arquidiocese é celebrarmos a vida que o Espírito Santo deu ao nosso povo, nossa forma de celebrar, nosso jeito de caminhar na fé”, ressaltou o pároco.
Pároco convoca os fiéis para celebrações
“Em tempos difíceis é preciso nos deixar reanimar por Deus, Ele tudo sabe tudo conhece. E através da ação do Seu Espírito, Ele faz novas todas as coisas. Confiemos, e deixemos que Seu Espírito seja nossa força, nossa Graça”, animou o sacerdote aos seus fiéis. Lembrando que as celebrações serão vividas de forma híbrida, online e presencial para o que puderem.
Confira a programação:
Missa com Novena todos os dias às 18h30
Neste sábado, (15) acontecerá a Live – Pe. Dudu para as crianças às 18h.
Excepcionalmente, no próximo sábado (22) a missa será às 17h, e logo após acontecerá o Leilão virtual às 18h30.
Para acompanhar a Novena ao longo dos dias, acesse o link AQUI