Celebração do Domingo de Ramos dá início a Semana Santa na Catedral
Por Assessoria de Comunicação da Catedral de Palmas
A Celebração do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor é a porta de entrada da semana mais importante do calendário litúrgico da fé católica, a Semana Santa.
Com a procissão de Ramos, os fiéis fazem memória da entrada de Jesus na cidade de Jerusalém, uma semana antes da vivência do mistério da Morte e ressurreição de Cristo. Portanto, a celebração introduz os fiéis nos dias especiais da Semana Maior.
Na Catedral de Palmas, a Celebração de Ramos aconteceu nos horários de costume das missas dominicais. Porém, a primeira celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Palmas, dom Pedro Brito Guimarães, e concelebrada pelo pároco da Catedral, padre Eduardo Zanom.
Na sua homilia, o arcebispo enfatizou que assim como a criação do mundo, segundo o livro do Gênesis, foi em uma semana, vivemos na Páscoa mais uma semana, porém agora de recriação. “Em uma semana foi a criação do mundo, e nós nos reunimos para um grande retiro espiritual de uma semana para nos preparar pra Páscoa do Senhor! É a semana da recriação.”
Dom Pedro ainda ressaltou a simbologia da liturgia e sua importância para a fé. “Esta semana possui uma linguagem muito específica. Não é política, científica, econômica, mas uma linguagem simbólica. E não é por falta de fundamento, ao contrário, mas porque primeiro contemplamos o mistério, depois vamos entender os seus símbolos. Daqui pra frente todos os dias da semana, a Igreja vai passar pra nós uma série de símbolos litúrgico-celebrativos para internalizarmos o porquê do que celebramos”, afirma.
Durante toda a semana Santa, a Catedral terá uma programação vasta, com o intuito de levar os fiéis a vivenciar intensamente os mistérios da Paixão de Cristo.
Segunda-feira (26)
Procissão do Encontro – Após a Missa das 18h30
Terça-feira (27)
Setenário das Dores de Maria – Após a Missa das 18h30
Quarta-feira (28) – Na Casa de Maria Rainha da Paz
Missa da Unidade – 19h30
Quinta-feira (29)
Missa de Lava pés – 20h
Sexta-feira (30)
Via-Sacra – 6h
Celebração da Paixão do Senhor – 15h
Sábado (31)
Vigília Pascal – 19h
Domingo (1/4)
Missa do Domingo de Páscoa – 7h30; 10h; 11h30; 18h; 19h30