Notícias › 12/11/2024

Cerco de Jericó marca semana intensa de adoração e oração

A comunidade da Catedral esteve reunida entre os dias 28 de setembro a 4 de outubro para uma semana completa de adoração ao Santíssimo Sacramento. Como acontece todos os anos, o Cerco de Jericó é realizado semestralmente na paróquia. 

Exceto nos horários de Missas, o Santíssimo fica exposto 24 horas por dia. Uma escala é organizada com todas as pastorais e movimentos para que Jesus Eucarístico não fique sozinho em nenhum momento. A proposta é que os participantes dediquem, ao menos, uma hora diária para adorar e agradecer. No encerramento, sete voltas foram dadas ao redor da Catedral (veja abaixo).

O objetivo do cerco é despertar os fiéis para a importância da oração e de manter a firmeza na fé. É uma forma de estar na presença constante de Jesus, pedindo para que Ele nos livre de todas as barreiras e batalhas físicas e espirituais que impeçam o progresso de nossa vida e de estarmos ligados ao Senhor.

A origem histórica de Jericó é retratada no Antigo Testamento. Após a morte de Moisés, Josué é encarregado de conduzir o povo israelita à terra prometida, que incluía Jericó. Ao chegarem, o local estava cercado por fortes muralhas. Seguindo ordens de Deus, o grupo liderado por Josué cercou e marchou ao redor da cidade por sete dias. No último dia, as muralhas caíram pela fé do povo, que finalmente dominou a região.

Integrante da Pastoral da Catequese, Leticia Machado Buriche completou os sete dias de cerco com a intenção de desenvolver o lado espiritual e pedir pela saúde familiar. “O cerco nos ensina a crescer na fé. A experiência que tive nessa semana é que é tão bom e tão fácil ter a presença de Deus, basta nos entregarmos realmente a Ele”.

Ricardo Linares, da Pastoral Social, também esteve presente todos os dias. Ele não levou nenhum pedido ou intenção em especial. “Esses sete dias representaram um reforço na proteção do Espírito Santo na condução da minha vida pessoal, profissional, familiar. O cerco me trouxe uma paz grande e revigorou minha energia para seguir o propósito divino”.

A TV Anhanguera acompanhou a Missa de abertura do Cerco, no sábado, 28 de setembro. Clique no QR Code ao lado e assista à reportagem.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.