Sem categoria › 28/09/2017

Divulgadas as novidades para o Círio de Nazaré 2017

A diretoria da Festa do Círio de Nazaré participou juntamente com os sacerdotes barnabitas da primeira coletiva de imprensa da festividade deste ano. O evento teve lugar no Auditório Dom Vicente Zico, no Centro Social de Nazaré, e contou com a presença de vários veículos de comunicação do Estado.

Entre os integrantes da diretoria da Festa de Nazaré presentes na coletiva estava o Presidente do Círio e Reitor da Basílica Santuário de Nazaré, Padre Luiz Carlos Nunes Gonçalves.

As novidades listadas para os festejos de 2017 incluem desde o Projeto Selo do Círio até a substituição do carro de promessa, reforço na segurança e fiscalização ostensiva na Moto romaria, novo horário de fechamento de ruas para as grandes procissões e a mudança na Cerimônia de Encerramento.

O Selo do Círio

Criado este ano com o apoio da diretoria da festa, tem o intuito de certificar produtos e serviços, garantindo assim a qualidade.

A cada produto vendido com o selo, há garantia de origem e uma doação para os mais necessitados. As ações beneficentes são realizadas pela OSPAN (Obras Sociais da Paróquia de Nazaré), organização sem fins lucrativos que administra as ações, eventos e a marca oficial do Círio de Nazaré?.

Carro de promessa

A partir deste ano, um carro representando a Sagrada Família passa a fazer parte da extensa procissão do Círio, em substituição ao Carro da Santíssima Trindade. Já os demais veículos (Carros de Plácido, Barca da Guarda, Barca Nova, Carros dos anjos, Cesto de Promessas, Barca com Velas, Barca Portuguesa, Barca com Remos e Carro Dom Fúas) permanecem sem alterações.

Romaria das Crianças

Haverá a introdução de um carro na Romaria das Crianças, a fim de levar os pequenos atendidos pelo Hospital Ophir Loyola.

As crianças serão assistidas por uma equipe médica durante toda a procissão. Também haverá uma mudança no carro que conduz a Imagem Peregrina, que, a partir deste ano, será colocada uma berlinda em substituição ao cibório.

Moto romaria

Sobre este assunto, foi anunciado que os representantes dos órgãos de segurança divulgaram um único acesso aos motociclistas que desejarem participar desta romaria. O trajeto destinado a eles será pela Avenida Visconde de Souza Franco com a Avenida Marechal Hermes, no qual será feito um portal de entrada, controlado pelos órgãos de segurança de trânsito e a Polícia Militar.

Vale ressaltar que anualmente duas romarias têm seus trajetos alterados, sendo a Romaria da Juventude, que em 2017 sairá do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em homenagem ao centenário da aparição da Mãe Santíssima em Portugal, e a Procissão da Festa, que parte sempre de umas das comunidades pertencentes à Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, sendo a contemplada deste ano a Comunidade Sagrada Família.

Festa de Encerramento

Por fim, o término dos festejos marianos contará com a projeção de um vídeo na Basílica Santuário de Nazaré narrando toda a história do Círio, desde o achado da Imagem até os dias atuais.

Maior conforto e segurança

Conforme o Diretor Coordenador do Círio 2017, Roberto Souza, as mudanças têm a finalidade de proporcionar maior conforto e segurança para todos os romeiros que acompanham e vivenciam o Círio de Nazaré:

“Cada modificação feita pelos órgãos de segurança do Estado, em parceria com a Diretoria da Festa, é pensada sempre com o objetivo de assegurar o bem-estar de todos que vem à Belém participar da maior manifestação de fé do mundo, são mais de dois milhões de fiéis que saúdam Nossa Senhora de Nazaré e para estes, buscamos proporcionar sempre o melhor”, declarou. 

Por Gaudium Press, com site do Círio de Nazaré

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.