Praça dos Girassóis — Palmas, TO

(63) 3213-3633

Notícias da catedral › 11/08/2016

Festa dos Estados celebra diversidade cultural do povo brasileiro

Festa dos EstadosQuais sabores e temperos formam a cultura e a gastronomia de Palmas? Como foi construída a religiosidade da cidade? Respondendo a essas questões, a Arquidiocese de Palmas trouxe para cá a Festa dos Estados, união da fé, da cultura e da gastronomia brasileira. O encontro será no sábado, dia 13 de agosto, a partir das 17h, em um cenário que concentra justamente a cultura, a história e a religiosidade da capital: a Praça dos Girassóis, ao lado da Catedral de Palmas.

A primeira edição da Festa dos Estados faz parte da programação de 20 anos da Arquidiocese de Palmas, completados em 31 de maio. Todos os anos, um dia é escolhido para celebrar o Dia D Arquidiocesano. Neste ano, o arcebispo da capital, Dom Pedro Brito, teve a ideia de celebrar a multiculturalidade do povo palmense, formado por pessoas vindas de todas as regiões do país.

“É um evento oportuno para mostrar como nossa Arquidiocese é rica em carismas e culturas. Os moradores de Palmas que vieram de outros estados trouxeram uma grande bagagem e carregaram, além dos bens materiais, sua cultura, sua fé, seus valores. Tudo isso pode ser somado para enriquecer ainda mais nossa vida religiosa???, explicou Dom Pedro.

A programação religiosa começa às 18h com o Terço Bíblico, com Dom Pedro Brito e o Grupo Terço dos Homens. Em seguida, é hora da Bênção do Santíssimo. Já a parte cultural tem início às 19h com a Banda da Polícia Militar. Depois, tem balé, frevo, percussão, música gaúcha, dança com índios Xerentes e bandas de MPB.

Na parte gastronômica, são mais de 30 pratos típicos de todas as regiões brasileiras. Tem porção de carne de bode, arroz de cuxá e rapadura da Região Nordeste, galinhada com pequi e empadão goiano do Centro-Oeste, Maria Isabel e açaí da Região Norte, cuca e sagu da Região Sul e feijão tropeiro e o famoso pão de queijo mineiro da Região Sudeste. Todas as delícias regionais custam, no máximo, R$ 8 e o valor arrecadado irá auxiliar na manutenção de Projetos Pastorais da Arquidiocese.

“Venham fazer parte desse encontro e mostrar a beleza do Brasil. Mostre o que você trouxe para o Tocantins???, encerra Dom Pedro.

 Programação Cultural e Religiosa

17h50 Abertura Religiosa (Pe. Fábio Gleiser)

17h55 Vídeo Ave Maria Sertaneja

18h Terço Bíblico

18h30 Bênção do Santíssimo

19h Abertura Cultural e fala de Dom Pedro

19h20 Banda Polícia Militar

19h40 Balé (Projeto Arte Fato)

20h Coral (Faculdade Católica)

20h20 Escoteiros São Paulo (Sementes do Verbo)

20h40 Dança (??ndios Xerentes)

21h Percussão (Projeto Arte Fato)

21h20 Solo (Pe. Ednei)

21h40 Frevo

22h MPB (Pe. Élcio e Grupo)

22h20 Banda Marista

22h40 Música Gaúcha (Grupo CTG)

23h Banda Link Jovem (Pe. Geraldinho)

 

Serviço

Dia D Arquidiocesano – Festa dos Estados

Data: 13 de agosto

Horário: 17h

Local: Praça dos Girassóis – ao lado da Catedral de Palmas

Informações: (63) 3218-8400

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.