Praça dos Girassóis — Palmas, TO

(63) 3213-3633

Notícias da catedral › 24/03/2020

Mantendo a chama da oração acesa em meio à pandemia do Covid-19

O mundo inteiro foi pego de surpresa com a pandemia do novo coronavírus, a Covid-19.  Nem os países mais desenvolvidos estavam preparados  para tanto. São milhares de mortos, inúmeros infectados, e uma centena de países em quarentena, na expectativa de vencermos esse “inimigo invisível”. A tendência natural do ser humano, de frente ao desconhecido, é o desespero e a incerteza.

Como cristãos porém, não podemos esquecer do Deus que acreditamos. Ele venceu o pior de todos os inimigos, a morte. Este será o mistério que celebraremos em algumas semanas:  a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Permitiu a Providência Divina que esse período fosse vivido boa parte durante o tempo da quaresma, no qual somos convidados a revisar nossa vida cristã, a partir da prática da esmola, do jejum e da oração.

Portanto, é necessário para atravessarmos esse tempo com fé e esperança mantermos acesa a chama da oração. A perseverança confiante e esperançosa é um dom de Deus. Como nos diz São Paulo: “a tribulação produz perseverança, a perseverança a virtude comprovada, a virtude comprovada a esperança. E a esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” (R 5, 3-5).

Confira algumas práticas espirituais que podem ajudar você a renovar a confiança em Deus e viver esse tempo de provações com paz e serenidade.

Participe das transmissões da Santa Missa

Não é porque não podemos estar presencialmente na Santa missa que devemos nos distanciar dessa graça. Através do canal da Catedral no Youtube estão sendo transmitidas as celebrações diárias da Eucaristia às 18h30, de segunda à sábado e nos domingos às 10h. Participe bem da celebração, com espírito desejoso por Deus e pela comunhão espiritual.

No momento após a comunhão eucarística, você pode rezar uma oração como esta:

“Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós! Ó Jesus, sumo bem e doce amor meu, vulnerai e inflamai o meu coração, afim de que esteja abrasado em Vosso amor para sempre. Amém.” (Fonte: Canção Nova)

Reze as devoções marianas diariamente

Muitas vezes reclamamos não termos tempo para rezarmos o Rosário, o Ofício de Nossa Senhora, ou uma novena. Com a quarentena, podemos redobrar nossa devoção à Maria e clamarmos pela paz no mundo e pelo fim da pandemia. Seja perseverante. Unidos em oração podemos alcançar de Deus esse milagre, por intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria.

Se você não tem o costume de rezar o Rosário, clique AQUI e aprenda como fazê-lo.

Faça a prática da Lectio Divina

Talvez, você nunca tenha ouvido falar dessa prática espiritual. Trata-se de uma forma milenar de oração com a Palavra de Deus. Basicamente, ao escolher um trecho da Sagrada Escritura, você estabelece um itinerário de 5 passos:

  1. Leitura: Respondendo a pergunta: O que o texto me diz? Reflita sobre esse trecho bíblico, a partir de uma interpretação literal;
  2. Meditação: Reflita sobre o que o texto diz para você. Qual a mensagem pessoal e intransferível que Deus fala ao seu coração hoje.
  3. Oração: Diga para Deus as preces, súplicas e louvores que brotam em seu interior, a partir dessa reflexão.
  4. Contemplação: Em silêncio, deixe-se tocar por Deus. Aqui, olhe para o Senhor, e fique com Ele. Sem palavras, deixe que a ação do Espírito fecunde a terra do seu coração, para que a Palavra dê frutos (cf. Mt 13, 3b -9. 18-23) .
  5. Ação: Defina uma prática concreta para o seu dia que sintetize o que o Senhor falou para você.

Leia livros espirituais como a biografia dos santos

Muitas pessoas têm testemunhado a possibilidade de colocar leituras em dia, assistir filmes e séries. Isso tudo é muito bom. Mas, considere fortalecer sua vida interior a partir da experiência dos santos. Muitas biografias  estão disponíveis em versão digital, basta uma procura rápida em sites de busca. Leia Santo Agostinho, Santa Teresa D’Ávila, São Francisco de Assis. Além disso, leia os documentos do papa Francisco, todos eles estão disponíveis na íntegra e em português no site oficial do Vaticano.

Reze em família

Esse é um momento propício para estreitar os laços familiares. Tire um dia na semana, senão todos os dias, para um tempo de prece em conjunto. Um terço, uma reflexão do Evangelho, uma novena. Volte-se para Deus, pedindo que o Senhor tenha misericórdia do mundo e ponha fim a essa pandemia. Inclusive, a Penitenciaria apostólica ofereceu ao mundo inteiro indulgências plenárias para esse tempo. Lucre por você, ou para a alma de um ente querido.

Este é um tempo de graça, no qual o Senhor quer nos oferecer muitas oportunidades de conversão e intercessão pela salvação das almas. Estaremos unidos, em prece e na Eucaristia.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.