Praça dos Girassóis — Palmas, TO

(63) 3213-3633

Notícias › 31/08/2020

O Papa nomeou dom Giambattista Diquattro como o novo núncio apostólico para o Brasil

O Santo Padre nomeou o novo núncio apostólico para o Brasil. Trata-se de dom Giambattista Diquattro, arcebispo titular de Giromonte, até agora núncio apostólico na Índia e Nepal.

Trajetória e histórico

Giambattista Diquattro nasceu em Bolonha, Emília-Romanha, Itália, em 18 de março de 1954. É arcebispo, diplomata, teólogo e canonista. Foi ordenado sacerdote em 1981. Recebeu seu mestrado em Direito Civil na Universidade de Catânia, e doutorado em Direito Canônico na Pontifícia Universidade Lateranense em Roma e mestrado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana em Roma.

Entrou para o Serviço Diplomático da Santa Sé em 1º de maio de 1985, e serviu em missões diplomáticas nas representações pontifícias na República Centro-Africana, República Democrática do Congo e Chade, nas Nações Unidas em Nova York, e mais tarde na Secretaria de Estado do Vaticano, e na Nunciatura Apostólica na Itália.

O Papa João Paulo II o nomeou núncio apostólico no Panamá em 2 de abril de 2005. Bento XVI o nomeou núncio apostólico na Bolívia em 21 de novembro de 2008 e em 21 de janeiro de 2017, o Papa Francisco o nomeou Núncio Apostólico na Índia e no Nepal.

A CNBB enviou uma saudação ao novo núncio, veja aqui: Saudação da CNBB ao Novo Núncio Apostólico no Brasil

SAUDAÇÃO AO NOVO NÚNCIO APOSTÓLICO NO BRASIL

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil saúda com alegria S. Excia. D. Giambattista Diquattro, nomeado hoje pelo Papa Francisco para a missão de Núncio Apostólico no Brasil. Desde já, acolhe-o com alegria e unidade. na certeza de que será um ministério fecundo para o bem de toda a Igreja especialmente a Igreja no Brasil

Reitera o agradecimento a D. Giovanni d’Aniello, nomeado para a nunciatura na Federação Russa, por sua dedicação e seu trabalho fiel no período em que serviu no Brasil.

Manifesta sua gratidão e unidade ao Papa Francisco pelo carinhoso zelo com toda a Igreja, não deixando-se de fazer ainda mais presente em cada país através dos núncios apostólicos.

Brasília, 29 de agosto de 2020

Memória do Martírio de S. João Batista

Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte, MG
Presidente

Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre, RS
1º Vice-Presidente

Mário Antônio da Silva
Bispo de Roraima, RR
2º Vice-Presidente

Joel Portella Amado
Bispo auxiliar do Rio de Janeiro, RJ
Secretário-Geral

Via CNBB

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.