Pastorais se reúnem para Novena de Natal
Membros de pastorais da Catedral organizaram encontros para realizar a tradicional Novena de Natal. O livro com as leituras e orações foi idealizado pelo Arcebispo de Palmas e Presidente do Regional Norte 3 da CNBB, Dom Pedro Brito Guimarães. O tema era: Na Casa do Pão, Nasce Jesus, Nosso Irmão.
Na Acolhida, por exemplo, as reuniões foram feitas nas casas dos integrantes com lanche compartilhado. De acordo com a coordenadora Marisa Iopp, os cerca de 20 participantes doaram cestas básicas como gesto concreto da novena. A ação beneficiou as famílias atendidas pela Pastoral Social por meio da Caixa da Partilha.
O funcionamento da novena no Grupo de Jovens Ruah foi parecido. Casas anfitriãs receberam o grupo participante – uma média de 20 jovens – em cada noite, oferecendo um lanche aos visitantes.
“Muitas vezes podemos nos sentir afastados de Deus. Ao escutar as experiências relatadas na novena, a gente vê o quanto Ele se faz presente na vida das pessoas. A novena abriu espaço a essas reflexões e também preparou nossos corações para receber Jesus ”, analisa o coordenador do Ruah, Gabriel Naves.
Já na Pastoral do Dízimo, os encontros ocorreram após a Santa Missa, na área coberta em frente ao Plantão do Dízimo. Seis famílias participaram do momento, totalizando 10 pessoas. “Vivemos a comunhão com os irmãos de caminhada pastoral, refletindo sobre o nascimento de Jesus”, explica a coordenadora Anna Carolina Cassoli.
A paróquia também foi um dos endereços dos encontros da Pastoral da Liturgia. O grupo realizou parte da novena na Catedral e parte em família, nas casas de cada membro. “A novena de Natal é um tempo da vida da Igreja muito enriquecedor para as atividades pastorais e que fortalece nossa caminhada de fé”, disse a coordenadora Ester Leal.