Praça dos Girassóis — Palmas, TO

(63) 3213-3633

Artigos › 02/09/2019

Setembro: mês da Palavra e da Primavera

Estamos dando início a um novo mês. Setembro é celebrado no universo católico do Brasil, como o mês da Bíblia. A Igreja convida os fiéis a voltar sua atenção às Sagradas Escrituras, Voz de Deus para seu povo. Além disso, para as nações do hemisfério sul, setembro também é o mês da primavera. Mês no qual florescem as flores nos jardins físicos, assim como nos jardins da alma. 

Cada início de mês renova-se as expectativas, planos e projetos. Contudo, é importante em cada reflexão e motivação, lembrar o que ensina a Palavra de Deus: “Para tudo já um tempo, para cada coisa há um momento debaixo do céu.” (Ecle 3, 1).

Entendamos melhor como viver esse tempo e como a Catedral de Palmas nos motivará esse mês.

A Palavra de Deus, carta de Amor do Pai

Foto: Heraldo Lima

Segundo o site Acidigital, o mês da Bíblia começou no início da década de 70, na Arquidiocese de Belo Horizonte (MG). Com a colaboração do Serviço de Animação Bíblica da Congregação das Paulinas (SAB), foi também assumido pela Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB), tornando-se nacional.

Setembro foi escolhido por ter no seu calendário a memória litúrgica de São Jerônimo, um dos estudiosos da Bíblia mais importantes da história da Igreja. Dedicou-se por mais de 35 anos nas grutas de Belém, na Terra Santa, na tradução dos textos originais para o latim. 

Uma das preocupações da Igreja é inserir no cotidiano do homem moderno a leitura, oração e reflexão dos textos bíblicos. A Bíblia é muito mais do que um livro histórico, é a Palavra de Deus! 

Quando lemos a Sagrada Escritura, lemos uma carta de amor de Deus para seus filhos. O Pai, em sua manifestação de amor e misericórdia, revela seu projeto de salvação para humanidade, na face de seu Filho Jesus. No hoje da história, o Espírito Santo continua manifestando a Graça de Deus para o mundo nos textos sagrados. Neste mês, somos convidados a nos debruçar na Palavra e retirarmos dela direção e consolo para o cotidiano da vida.  

Primavera, tempo das surpresas de Deus

No Tocantins o mês de setembro é lembrado com um dos mais quentes do ano. Porém, para os territórios abaixo da linha do Equador, se vivencia a estação da Primavera. Os ipês já floriram e colorem as cidades de belezas e fragrâncias. Costuma-se também, ligar a primavera a um período de encantos e surpresas. Deus também manifesta sua beleza em nossas vidas espirituais. Portanto, este é um tempo que proporciona renovação na espiritualidade de intimidade com o Senhor. 

O convite do Senhor é de contemplação! Olharmos para dentro do coração e enxergar o Senhor que passeia em nosso jardim interior, assim como o fez no Éden (cf. Gn 3, 8) e nos jardins do sepulcro em que foi sepultado depois da Ressurreição (cf. Jo 19,41). Por onde Ele passa, corre uma água viva que faz florescer belíssimas flores e árvores de saborosos frutos, como os dons do Espírito Santo e as virtudes cristãs em nossas vidas. 

Na Catedral, teremos mais um Encontro de cura e libertação com Ironi Spuldaro, nos dias 10 a 12/09, com o tema: “O Senhor os enviou dois a dois aonde Ele próprio devia ir.” (Lc 10, 1). Além disso, ofereceremos no canal do youtube da Paróquia um curso em 4 aulas sobre a Lectio Divina, para aprendermos melhor a meditar as Sagradas Escrituras e colhermos a sua graça sobre nossas vidas. Fique atento às informações em nossas redes sociais! 

Viver bem esse mês, nos garante novas forças e disposição para seguir o Senhor, e como os discípulos dizer “A Quem iremos? Só Tu tens Palavras de Vida Eterna!” (Jo 6 ,68). Ele caminha conosco e não nos deixa sozinhos diante dos desafios que se apresentam, já no início do mês. Tenhamos fé e coragem, e veremos maravilhas ao longo do caminho. 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.