Notícias › 20/12/2023

Turma do Padre Dudu resgata espírito natalino em apresentação

Otávio Frabetti
jornalista

Um espetáculo de cores, vozes e alegria. O espírito natalino da Turma do Padre Dudu contagiou o público presente no auditório do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, em 11 de dezembro.

A apresentação musical O Natal e a Magia da Fé registrou lotação máxima do auditório – 640 ingressos vendidos. Segundo Pe. Dudu, criador da turma, a ideia do show era fortalecer nas crianças o verdadeiro sentido cristão do Natal, que é a presença de Deus em nossas vidas. “Para alcançar o coração das crianças, precisamos de todos os estímulos possíveis. A luz, a dança, os bonecos são formas de envolvê-los e fazer com que participem ativamente”.

A Dona Bíblia ficou responsável por fazer a narração das cenas. A presença de Deus na vida dos fiéis foi retratada de modo cronológico, isto é, do início até chegar ao nascimento de Jesus, ilustrado com a canção Pode Entrar Senhor.

Os sucessos musicais da turma ajudaram a trazer ainda mais vida e cor à história do Natal. Essa foi a impressão da Luciana Noleto Silva Moreschi. Ela estava na plateia, acompanhada pela filha Anita Noleto Quintino Moreschi (6 anos).

“A gente vive o Natal o ano todo porque as músicas da turma ficam sempre na cabecinha deles. Acho muito lindo esse método de ensinar do Padre Dudu. A Anita é apaixonada desde o começo. A turma conseguiu fazer com que as crianças vivessem e entendessem, de um jeito mais fácil, simples e gostoso o que é o Natal”, opina Luciana. “Eu dancei, brinquei com minha prima, amei o show, foi demais. Ele comemorou a família, o nascimento de Jesus”, conta Anita.

ROTEIRO. Em pouco mais de uma hora e vinte de duração, o espetáculo trouxe uma série de novidades. A primeira delas foi apresentada logo na abertura com a estreia do Coral da Catedral. O grupo, composto por 30 crianças e adultos da paróquia, surgiu neste ano nas aulas de canto, oferecidas pela professora de música e regente Luciana Assunção. O coro cantou três músicas, além do musical de encerramento.

“Uma pequena parcela dos alunos já tinha tido contato com multidão, palco, coral. Ver a evolução deles e como se empenharam ajudando uns aos outros, dando sugestões na estrutura do espetáculo, é muito gratificante”, comenta Luciana. Os integrantes participaram também da programação do Canto Coral (TV Anhanguera) e da Cantata de Natal (Governo do Tocantins).

Mariana Aires Fernandes Lemos (9 anos) é uma das integrantes do coral. A vergonha inicial de cantar em público se transformou em coragem e diversão. “Eu amo música, ela representa, para mim, felicidade, alegria. Quando estou triste e não tem nada que possa fazer, eu canto. As músicas religiosas me fazem sentir mais perto de Deus. E ao cantar com muita gente, não fico com medo. Se eu errar alguma coisa, paro e continuo logo após, porque sei que tem mais gente cantando”.

A mãe da Mariana, Fernanda Fernandes, confirma que a música tem um efeito especial na filha desde muito cedo. “Eu senti que seria uma forma de evangelizar a Mari, de aproximá-la de Deus, da religião católica. Quando o Pe. Eduardo abriu a aula de canto, já perguntamos se ela queria participar, porque, assim como as crianças da atualidade, elas precisam de algo motivador”.

Mariana ainda acrescenta que a apresentação foi um convite às famílias para viver juntos o período natalino. “Natal é o nascimento do menino tão esperado, essa esperança de renovação, de um novo ano, isso é muito importante ficar bem fixado em nossas crianças, ao contrário de uma data essencialmente comercial, da figura do Papai Noel. A Turma do Padre Dudu alimentou o espírito das crianças e reforçou que Jesus vive”.

Não por acaso, o musical natalino contou com uma segunda sessão, em 17 de dezembro. O Natal e a Magia da Fé integrou as atrações do último dia do Natal Cidade Encantada (Prefeitura de Palmas), localizado no Espaço Cultural. O verdadeiro significado natalino, resgatado por Padre Dudu e amigos, contagiou a vida de muitas famílias de Palmas.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.