Turma do Padre Dudu visita escolas do estado reforçando o valor da empatia
Otávio Frabetti jornalista
A Turma do Padre Dudu pegou estrada em agosto, setembro, outubro e novembro. Pedrinho, Larinha, Dom, Léo e Padre Dudu viajaram para Paraíso do Tocantins, Araguaína, Guaraí e Gurupi apresentar a peça ‘Calçando o Sapato do Outro”.
O espetáculo passou ainda por escolas da Região Sul de Palmas. Em 16 apresentações ao todo, mais de 3.700 crianças foram alcançadas pelo projeto de evangelização infantil (veja detalhes abaixo). Encenada desde o ano passado, a história mostra a necessidade de se colocar no lugar das pessoas, reconhecendo os sentimentos delas e analisando se as ações que tomamos podem machucar os demais.
Todo esse percurso foi possível graças a uma emenda parlamentar do Deputado Federal Toinho Andrade (Republicanos), enviada à Secretaria Estadual de Cultura e repassada à Ação Social Arquidiocesana de Palmas. A ASAP é a responsável pelo projeto Superando a Frustração.
“A gente sente falta de um entretenimento cultural sadio nos municípios. Assim, a ASAP promove, por meio desse projeto, de modo lúdico, a convivência, o fortalecimento de vínculos sociais e familiares, a inclusão, o protagonismo da criança e do adolescente, tudo ligado a um contexto educativo e divertido”, comentou o presidente da ASAP, Amilson Rodrigues Silva.
Por meio do projeto, o instituto Bem Humano – mantenedor da Turma do Padre Dudu – realizou as apresentações no estado. Segundo o criador da turma, Pe. Eduardo Zanom, a principal meta do Superando a Frustração é promover o autoconhecimento dos estudantes, ajudando as crianças a trabalhar as emoções, os medos e a tolerância nos relacionamentos.
“A gente sabe a importância de contribuir com a nossa juventude. Conversei com o Pe. Eduardo várias vezes e ele me mostrou a relevância dessa iniciativa cultural. Assim, tive a oportunidade de ajudar com uma emenda e reafirmo meu apoio, lá na Câmara Federal, para projetos como esse que alavancam os jovens a se tornar os representantes do futuro do nosso estado”, comentou o deputado Toinho Andrade.
Repercussão Para a secretária de Meio Ambiente, Cultura e Turismo de Paraíso, Patrícia Nascimento, a peça teatral conta com um pacote completo, composto de ótimas interpretações, iluminação e efeitos visuais impecáveis, muita interatividade e uma rica mensagem transmitida.
“O espetáculo trouxe uma grande contribuição cultural a Paraíso, pois proporcionou a nossas crianças o contato mais próximo com o mundo artístico e contribuiu com o processo educacional e cultural delas”.
Já o diretor da Escola Municipal de Tempo Integral Caroline Campelo, localizada em Taquaralto, José Ribamar Farias, entende que o enredo da peça plantou uma semente importante na vida da escola. Só no colégio, 660 alunos de 6 a 12 anos assistiram às apresentações.
“Quando você fala de ansiedade, de medo, respeito, dessas emoções colocadas, tudo isso tem uma importância muito grande no contexto escolar. No nosso dia a dia temos um número considerável de alunos que demonstram crise de ansiedade e precisam de ajuda. Uma professora do quinto ano me disse que estava se sentindo contagiada como educadora. Então, a contribuição desse projeto é muito grande, principalmente porque ele tem uma visão de cuidado com os alunos”.
A visão do cuidado também foi compartilhada pela diretora da Escola Eurídice de Mello, Cicera Mota. Lá, o público presente foi de aproximadamente 600 alunos de 7 a 11 anos.
“Ao falar de calçar o sapato do outro, de respeitar o colega na individualidade, nas diferenças, nas dificuldades, vocês passaram, por meio do lúdico, como as crianças podem viver esses sentimentos e como podem fazer para cuidar do coração umas das outras. O teatro com a turma ensina as crianças o caminho para serem pessoas melhores, o que mais precisamos no mundo de hoje”, detalha a diretora.