Palmas, TO

(63) 3213-3633

Notícias da catedral › 21/02/2019

Você já visitou Jesus hoje? Procure o Santíssimo Sacramento!

A quinta-feira costuma ser um dia especialmente dedicado a adoração a Jesus eucarístico, dado que segundo as Sagradas Escrituras (cf. Mt 26, 17.20; Jo 13, 1) foi numa quinta-feira, ao fim da tarde, que se deu a instituição da eucaristia.

“Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, isto é meu corpo’. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: ‘Bebei dele todos, porque isto é meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados.'” (Mt 26, 26-28)

Desde então, há mais de 2 mil anos a Igreja celebra a Eucaristia de modo ininterrupto, adorando a Jesus que se deu inteiramente. É na celebração da Santa Missa que acontece a transubstanciação – termo utilizado para denominar a transformação do pão e do vinho, em corpo e sangue de Cristo, respectivamente – e uma vez que os fiéis se reúnem para celebrá-la, participam do mistério da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor. São Padre Pio dizia que “os benefícios recebidos durante a santa Missa não se podem contar. Vê-los-ás no Céu. Portanto,  é importante renovar continuamente o ardor pela celebração eucarística, sobretudo com postura adequada, fidelidade, piedade, e amor.

Foto: Heraldo Lima

Uma das formas de amar a Eucaristia ainda mais é demorar-se na adoração ao Santíssimo Sacramento, seja nas reservas eucarísticas – hóstias consagradas que ficam guardadas no sacrário  -, seja quando acontece a exposição de Jesus Eucarístico.

Visitar o sacrário e adorar o Santíssimo foram práticas contínuas de muitos santos. O próprio São João Paulo II  segundo o testemunho de pessoas próximas costumava se colocar em adoração muitas vezes ao longo do dia, e conversava com Jesus como um amigo que encontra outro amigo. Ele mesmo disse: “Para viver na Eucaristia, deve se deter em adoração. Experiência que eu mesmo faço todos os dias, trazendo força, consolação e sustento”.

Busque Jesus Eucarístico, e encontre a fortaleza necessária para viver os desafios da vida cotidiana com sabedoria e discernimento.

Na Catedral, as quintas-feiras temos missa as 18h30 seguida de adoração e a bênção do Santíssimo Sacramento. Participe! 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.